5 tradições Ciganas que o tempo não apagou!

Com mais de 1500 anos o Povo Cigano se espalhou por todo o planeta e, hoje, segundo cálculos do jornal norte-americano New York Times já ultrapassa 11 milhões de ciganos.

Dia 8 de abril, desde 1971, comemora-se o Dia Internacional do Cigano. Uma data que pretende alertar para as dificuldades deste grupo sofrido e tão belo. A comunidade cigana tendencialmente fechada, são vistas como pessoas que nem sempre fazem por se inserir nas cidades em que vivem, registando muitas vezes dificuldades de adaptação.

No Brasil, o Dia Nacional do Cigano é anualmente assinalado a 24 de maio e em Portugal dia 24 de junho, data da festa de São João Baptista. O objetivo destes dias é celebrar as tradições Ciganas e chamar a atenção para a exclusão social que a comunidade cigana, uma minoria étnica apesar da dimensão, continua a sofrer em vários países. Leitura de mãos - Quiromancia e as Cartas Ciganas Apesar da quiromancia ter tido origem na Índia há mais de 5.000 anos, o povo cigano tem sido um dos grandes impulsionadores desta forma de adivinhação através da arte manipulada pelas ciganas. E as cartaa ciganas então nem se fala, sua tradição é inigualável. Casamento Cigano Para os ciganos, é uma honra casar os filhos de acordo com a tradição do seu povo. A partir dos 14 anos, é comum que os jovens se casem, no geral em arranjos feitos pelas famílias quando ainda crianças. A festa, que chega a reunir mais de 500 convidados, dura habitualmente vários dias.

O ritual do lençol Para atestar a virgindade da noiva, é normal recorrer a uma das mulheres mais idosas e respeitadas da tribo para fazer o teste do lenço ou do lençol, uma exibição pública da mancha de sangue provocada pelo rompimento do hímen durante a primeira relação sexual. Respeito pelos mais velhos No seio da comunidade cigana, a idade é um posto. Os mais velhos que transmitem o conhecimento e a sabedoria e por isso são respeitados pela sua experiência de vida. Em muitas das disputas e litígios entre membros do povo cigano, é habitual recorrerem a uma pessoa mais velha para dirimir o conflito, são consideramos mestres de respeito. Cultura Cigana A música, a dança e o canto são sua cultura mais bela, presente em festas mas também no dia a dia da comunidade. Os principais temas cantados são: o amor, a paz, a alegria e o sofrimento no mundo, materializados em muitas das letras da música folclórica.

Aprenda mais no curso de Baralho Cigano: https://go.hotmart.com/Q25089400V

ATENDIMENTO DE CARTAS CIGANAS: https://wa.me/554196554152



4 visualizações
rte-02.jpg

ATENDIMENTO

Área de Atendimento:

Todo o Brasil

INSTITUCIONAL

REDES SOCIAIS

FORMAS DE PAGAMENTO

2020 Baralho Cigano Todos os direitos reservados © 

  • whatsapp_%C3%83%C2%ADcone-04_edited
  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • YouTube
  • tarot