Ayahuasca é um líquido de cor marrom escura obtido a partir de duas plantas: do Cipó de Mariri e as folhas da Chacrona, ambas originárias da floresta amazônica. Ou seja, é um chá enteógeno tipicamente brasileiro.
O termo enteógeno significa que altera a consciência de quem o ingere.
A Ayahuasca é legalizada e regulamentada no Brasil sendo autorizada para uso religioso.
A ideia ao ingerir o chá é para entrar em meditação profunda. Porém as reações podem variar de organismo para organismo.
É bastante usada pelos indígenas em rituais específicos do seu povo.
É importante deixar claro que não é recomendado usar sozinho ou de forma sem orientação, sempre fazer uso em local sério com conhecimento e princípios decentes, com um líder de confiança para todo o processo pois ele saberá como lidar com cada situação decorrente do uso.
O chá pode ter efeito de até 10 horas dependendo da pessoa, mas costuma durar de 3 à 4 horas (uma dose).
Atuará no sistema nervoso e pode causar efeitos colaterais por isso costuma-se assinar um termo de responsabilidade e aceitação nos locais que utilizam o chá.
A palavra Ayahuasca tem origem indígena, e pode ser traduzida como "Vinho dos mortos".
É utilizada há milênios por índios da América do Sul e atualmente mais popularmente pelo Santo Daime, céu da Maria, Porta do Sol, União do Vegetal, grupos Xamânicos e meditativos.
A liberação impõe algumas regras e uma delas é na utilização sem uso de drogas e álcool em conjunto.
Alguns efeitos colaterais que podem ocorrer:
Náusea e diarreia - Muito comuns
Alteração da pressão sanguínea, taquicardia e tontura - Muito comuns
Dor no peito e convulsões - Pouco comuns
Hipertensão - pouco comuns
Assim como acontece com o uso de drogas, a reação em cada indivíduo e e as suas sensações não podem ser previstas, tem pessoas que têm medos, ansiedades, paranoias e outros possam por experiências tidas como transcendentais e místicas.
Pessoas tomando algum remédios e dependentes químicos costumam ter recomendações específicaspara o uso.
Com base nisso, fica o alerta de tomar apenas em local seguro, recomendado e com o conhecimento anterior de como pode ocorrer o processo.
O chá de ayahuasca não é comprovadamente viciante, mas tem estudiosos que acham que psicologicamente pode existir dependência.
Os efeitos começam cerca de 15 minutos após a ingestão. As ondas cerebrais elevam-se e depois existe um relaxamento.
Em vários rituais usam-se músicas e orações que contribuem na meditação e intensificam também a lucidez mental, processos criativo, recordações, visões e experiências.
Quando ocorre essa atuação do chá fala-se que está ENTRANDO NA FORÇA.
Pode existir a chamada limpeza que seriam vômito, diarreias ou choro.
Algumas pessoas passam por experiências fantásticas e transformadoras em suas vidas, como é o meu caso, porém outras não vivenciam nenhuma experiência.
Como o chá é um expansor de consciência, que tem a ideia de facilitar o autoconhecimento, aprimoramento, aprendizados, internalização e gnoses, é uma escolha de cada um usar ou não, assim como aproveitar ou não os resultados da sua utilização.
No meu canal tem mais sobre Ayahuasca, inclusive minhas experiência, entra lá: https://www.youtube.com/user/Nathaliamendesandrad?sub_confirmation=1
Atendimento de Baralho Cigano e Tarot online - Taróloga Nathalia Andrade 41 -996554152
Baralho Cigano Brasil www.baralhociganobrasil.com.br
Comentarios