Pretos velhos
top of page
Buscar

Pretos velhos

Pretos-velhos são entidades que atuam na Umbanda para ajudar os seres humanos em diversas necessidades, sempre com o objetivo da evolução por todos.

O dia em que a Umbanda homenageia os Pretos-Velhos é 13 de maio, que é a data em que foi assinada a Lei Áurea (libertação dos escravos).

Há muita controvérsia sobre o fato de o nome do Preto-Velho ser uma miscelânea de palavras portuguesas e africanas. Voltemos ao passado, na época chamada de "A Idade das Trevas" no Brasil, dos feitores e senhores, senzalas e quilombos, sendo os senhores feudais brasileiros católicos ferrenhos (devido à influência portuguesa) não permitiam a seus escravos a liberdade de culto e assim escondiam sua religião fingindo cultuar santos, o que trouxe até hoje o chamado sincretismo que a Umbanda tem com os Orixás e Santos Católicos.

Faziam seus rituais às ocultas fazendo com que acreditassem estar eles doutrinados para o catolicismo, cujas cerimônias assistiam forçados. As crianças escravas recém-nascidas, na época, eram batizadas duas vezes. A primeira, ocultamente, na nação a que pertenciam seus pais, recebendo o nome de acordo com a seita. A segunda vez, no catolicismo, sendo esta obrigatória e nela a criança recebia o primeiro nome dado pelo seu senhor, sendo o sobrenome composto de cognome ganho pela Fazenda onde nascera (Ex.: Antônio da Coroa Grande), ou então da região africana de onde vieram (Ex.: Joaquim D'Angola).

O termo "Velho", "Vovô" e "Vovó" ou mesmo pai e mãe, trazemos a ideia da sua experiência, sabedoria, paciência, compreensão, conselheiros e etc.

Por serem espíritos tão sábios muitos intitulam de médicos dos pobres ou psicólogos da Umbanda


Nomes de Pretos-Velhos: Pai Cambinda (ou Cambina), Pai Roberto, Pai Cipriano, Pai João ,Pai Congo, Pai José D'Angola, Pai Benguela, Pai Jerônimo, Pai Francisco, Pai Guiné, Pai Joaquim, Pai Antônio, Pai Serafim, Pai Firmino D'Angola, Pai Serapião, Pai Fabrício das Almas, Pai Benedito, Pai Julião, Pai Jobim, Pai Jobá, Pai Jacó, Pai Caetano, Pai Tomaz, Pai Tomé, Pai Malaquias, Pai Dindó, Vovó Maria Conga, Vovó Manuela, Vovó Chica, Vovó Cambinda (ou Cambina), Vovó Ana, Vovó Maria Redonda, Vovó Catarina, Vovó Luiza, Vovó Rita, Vovó Gabriela, Vovó Quitéria, Vovó Mariana, Vovó Maria da Serra, Vovó Maria de Minas, Vovó Rosa da Bahia, Vovó Maria do Rosário, Vovó Benedita. Existem muitos outros. Aqui são alguns para exemplificar.


Os pretos velhos representam a sabedoria, humildade, força, resignação, amor, a caridade, paciência e educa para acabar com a raiva ou ódio e se libertar de outros sentimentos ruins, sempre usando de seus aprendizados quando vivos. Escutam e ajudam àqueles que necessitam, independentes de sua cor, idade, sexo e de religião.


Não se pode dizer que em sua totalidade esses espíritos são diretamente os mesmos Pretos-Velhos da escravidão, pois já se conhecem histórias diferentes e com a evolução dos tempos passa-se a ter além de negros escravos, filósofos, médicos, ricos, pobres e outros. Mas, para ajudar aqueles que necessitam escolheram ou foram escolhidos para voltar a terra em forma incorporada de Preto-Velho (eles escolhem como vão se plasmar). Outros, nem negros foram, mas escolheram como missão voltar nessa pseudo-forma.

O espírito que evoluiu e tem autorização, tem a capacidade de assumir qualquer forma, pois ele é energia viva. A forma é apenas uma conseqüência do que eles tenham que fazer na terra.

Esses espíritos podem se apresentar, por exemplo, em lugares como um médico e em outros como um Preto-Velho ou até mesmo um caboclo ou Exu, dependendo do trabalho que executará e sua missão, sempre orientando e ensinando sobre a FÉ!

Eu trabalho com a Vovó Cambinda e esse texto está aqui hoje pelo amor que tenho desse espírito em meu coração.

Aprenda mais sobre ela vendo outros textos do blog.

Atendimentos 41996554152



bottom of page