top of page
Buscar

Tatuagem de Oxalá

Atualizado: 3 de jan. de 2023

Nathalia, você fez uma tatuagem de Jesus?
Mas isso ai não Jesus ne? Quem é esse ai que você desenhou?
Essas seriam as perguntas...
Vamos lá entender tudo e mais um pouco:

A tatuagem é de Oxalá!

Mas quem é Oxalá e porque da capinha do vídeo tem jesus, o que tem a ver? E o que tem a ver com o Natal?
Vamos entender juntos.

Oxalá é um orixá cultuado em religiões de matriz africana, como a Umbanda. Eu sou umbandista. E ele tem sincretismo religioso com Jesus.

Primeiro vamos entender o que é um orixá. Orixá de forma fácil para você: é uma energia, vou dar exemplo pra você entender. Iemanja você já deve ter ouvido falar, com certeza. Bom é a energia do mar , das águas salgadas.. Ai temos outros como Oxossi que é a energia das matas, e temos Oxalá que sua maior representação é a fé / o espiritual.

Falamos antes em sincretismo, que falei que Oxalá é sincretizado com jesus lembra? E o que é isso?
Bom, vou contar uma historia que vai te fazer entender...

E por que fazer oxalá na tatuagem, você deve querer saber: Porque ele é meu orixá. Cada pessoa tem uma energia primordial nessa vida. A minha é a desse orixá.
È a minha energia....

Agora quero que entenda um pouco do que é essa energia e as características que considero fortes em um filho / filha de oxalá, como eu!

É a minha visão é claro, é bom deixar claro, porque as religiões são muito diversas em suas crenças, e tem essa liberdade, então muda muito as visões, pois não segue um código ou livro, e essa é uma das belezas inclusive da Umbanda.

Bom, sou umbandista tem muitossssssss anos e desde que soube meu orixá eu estudo sobre Oxalá e claro sobre Jesus nessa historia toda, afinal existe esse sincretismo que expliquei lá atrás.

Vale dizer que a minha visão é de que Jesus existiu na terra sim e era um homem com muitas mediunidades, inclusive de cura, ouvia os espíritos e a espiritualidade e foi um pregador com muitos discípulos e claro era um homem sábio.

Sobre Oxalá entendo muito que ele ser sincretizado com Jesus pois ele foi um verdadeiro guerreiro em vida, passou por muitos obstáculos, bateu de frente com muita gente (tanto que foi crucificado pelos romanos), lutou para colocar sua ideia no mundo, queria mudar o mundo o mundo, trazer o que era melhor pra humanidade, o que ouvia da espiritualidade, sendo um pouco idealista e tinha uma fé inabalável.

Aqui quem conhece um filho de oxalá, sabe o quanto temos características semelhantes porém claro no século XXI e sem ser um ser extraordinário encarnado.
Bom, o fato é que essa tatuagem representa essa fé com a cabeça abaixada pois é a ela somente que me curvo, a paz e em contradição o ser guerreiro pela vida, pelas lutas do dia a dia, a capacidade de vencer e de mudar, de transformar, de nascer e renascer, afinal me chamo Nathalia, que vem de Natal e que apesar de eu ter nascido em Abril no dia do índio e não no Natal, é um nome que ensina o quanto podemos nascer várias vezes em uma vida e o quanto posso ensinar pessoas a renascer.

Eu escolhi esse nome ainda na espiritualidade, mas fica essa história pra outro vídeo. Se tem curiosidade de saber como me chamo Nathalia e como eu em espirito disse isso pra minha mãe, comenta aqui: quero saber o sobre o nome! Que ai eu faço um video.

Mas continuando, Oxalá é a fé e o espiritual em massa, a energia sutil. Eu sinto a energia de oxalá nas nebulosas, nas névoas no alto da montanha, na paz que contempla em uma floresta, no silêncio do fundo do mar, na vibração que o atabaque faz e mexe com o coração e o estomago, nas músicas que tocam nossa alma. No olhar puro de um bebe, na alegria intensa e no choro profundo, no nascer e no morrer, na sabedoria que vamos tendo durante a vida e com isso nos tornando melhores pessoas e melhores espíritos e acima de tudo no amor, o verdadeiro amor, aquele amor entre todos, um amor sublime de verdade, um amor incondicional, o amar a todos como a ti mesmo!

Ser filha de Oxalá exige aprender a ter mais maleabilidade, somos altamente donos da razão, é trabalhar a teimosia, aprender a socializar mais que se isolar em excesso, é aprender a focar um pouco em si pra ter uma vida mais confortável porque com ela melhor também ajudará mais o próximo. È trabalhar a ansiedade que ferve por dentro, apesar de por fora aparentar pura tranquilidade.

È cuidar mais de si mesmo mesmo que tenha um amor especial por outras pessoas, animais, natureza, ou o mundo como um todo.

Ser filha de Oxalá exige cuidado pra não ir ao fanatismo religiosos ou impor sua fé aos outros.

È trabalhar a paciência com os outros humanos e saber lidar com suas falhas e diferenças, entendendo que cada um tem seu tempo de evolução, especialmente pessoas próximas e família.

Raramente um filho de Oxalá não terá o que quer, seja o que for, se quiser mesmo, do fundo da alma. È um verdadeiro guerreiro e que sabe lutar melhor que a maioria.

No geral são espíritos muito antigos, com vasta sabedoria e se aprendem a acessar isso, se tornam muito mas sábios em vida, especialmente conforte a idade na terra vai passando.

Filho de oxalá gostam de se sentir superiores, então farão de tudo pra isso em uma briga, a qual depois de mais maduros evitarão com unhas e dentes, pois só querem paz (sombra e água fresca). Vão tentar ainda ser superiores em situações que não estão liderando, no geral conseguem isso usando sua sabedoria e esperando o tempo que for, pra mostrarem que tem razão. E normalmente vão ter!

São maleáveis apenas se tiverem certeza que tão errados, mas convencer que estão totalmente vai dar trabalho.

Por descobrirem que vivem bem sozinhos, muitas vezes tem dificuldade em conviver com outros, e precisam entender mais sobre alegria em coisas simples. Entenda é uma pessoinha organizada e não bagunce as coisas ou o mundo de quem é filho de oxalá, não será uma boa saída.

Um filho de oxalá terá poucas pessoas que considera realmente capaz de liderar ele, e poucos que vai admirar, pra aceitar essa pessoa terá que mostrar seu conhecimento e qualidades. Quando respeita, respeitará para sempre, mas não é alguém que aprendeu a aceitar muitas falhas, é extremamente exigente.

Agora amar? Amamos muito!

O espírito de Natal é isso, é olhar o outro, é mais que comer, presentes, árvore e papai noel, é pensar em evoluir, em valorizar a vida, em se amar mas amar o outro a ponto de fazer diferença em algumas vidas e tentar fazer o mundo melhor!
Pense nisso nesse natal e faça isso na prática, tira da mente e vem pro real.

FELIZ NATAL! E SALVE OXALÁ

Conheça:
bottom of page