top of page
Buscar

VÉU CIGANO / PANO CIGANO / LEÇO DE CABEÇA CIGANO

Os costumes ciganos variam muito pois eram nômades, viviam em grupos diversos, e com cultas diversas também dependendo da região que estavam.

Porem, o lenço de cabeça cigano, chamado ainda de véu cigano, pano cigano ou diklo (ou dikhlo) é um costume comum entre todos os clãs.

O lenço é usado por mulheres casadas e quando viúva o lenço passa a ter um caráter ainda mais especial de mostrar respeito ao esposo que se foi, manter o lenço é como uma consideração a pessoa e a relação que tiveram, um sinal de respeito.

As ciganas costumam ganhar de presente lenços.
Os lenços para os espíritos de ciganas que trabalham com esse artefato costuma trazer um pouco da sua identificação com o povo que viveu quando viva, energias que atua ou ainda um pouco de sua história, desde que realmente pedido pela entidade e não um lenço qualquer usado pelo médium apenas envolvendo ego ou segurança pessoal.

Vale dizer ainda que os lenços são objeto ritualístico para esse povo maravilhoso.

A dança com o véu, mais que bela é um limpar de energias, uma limpeza da alma.
O mesmo ocorre com espíritos ciganos incorporados, costumam atuar com o véu mexendo e mudando energias ou limpando o que se faça necessário.

Muitos ciganos ao final da dança colocam o lenço no chão pra aterramento e para outros pelo simbolismo do véu ser AMOR e RESPEITO colocar no chão é desrespeitoso. Nesse momento se vê o como as culturas variam de clã para clã.

A escolha do véu para os ciganos ocorre pela beleza, pelo agrado, o tamanho é da pessoa com seus braços esticados, os materiais variam,

Lenda de Santa Sara Kali
Conta a lenda que com a popularização de seu culto, muitas mulheres começaram a oferecer mantos à Santa Sara em troca da concepção de um filho, algo de extrema importância para os ciganos. Por isso, sua capela está repleta de lenços, véus e oferendas das seguidoras como pagamento de promessas. Ela é reverenciada como uma figura sagrada por certos grupos ciganos cristãos, especialmente os Sinti da França e Itália. De acordo com a história, Sara estava em um pequeno barco no oceano com seus senhores e pediu a Jesus que salvasse o grupo. Como o milagre ocorreu, como sinal de respeito, ela passou o resto de sua vida com a cabeça coberta por um manto. Durante as procissões de Santa Sara, as devotas cobrem suas cabeças com véus como sinal de respeito.

Quer saber mais ? No Curso de baralho cigano você aprende. Além disso, tem vídeo no canal sobre esse assunto, um vlog muito legal que preparei

SE INSCREVA NO CANAL CLICANDO AQUI - É GRÁTIS E VOCÊ VAI AMAR:

PARA SE INSCREVER NO CURSO:

Comments


bottom of page