Como cultuar entidades
top of page
Buscar

Como cultuar entidades


Aqui eu trago um pouco de como cultuo alguma entidades. Tem um post que explico como faço com orixás, veja logo abaixo.

É importante lembrar que a Umbanda é muito diversa, então minha forma pode não ser a sua, e está tudo bem, siga seu terreiro, aqui é minha forma para você que busca uma orientação.

Lembrando que muito do que faço aprendi no terreiro que faço parte (Terreiro do Pai Maneco), porém como todo médium existe minha visão e a forma como eu particularmente atuo.


PRETO VELHO Amalá: 7 velas branca e preta, tutu de feijão, feijão fradinho, doces naturais como cocada, rapadura, frutas como banana, coco, bolo, pão. Café, flores brancas, se desejar cigarro de palha. A comida pode ser entregue sobre uma folha de planta/ Cascas de frutas podem ser utilizadas como coitês, (maracujá, laranja, coco) Local da entrega: Terreiro ou em um local calmo de grande paz.


VOVÓ CAMBINDA Amalá: 7 velas branca e preta, cocada, coco, bolo ou pão. Café, flores brancas, se desejar cigarro de palha. A comida pode ser entregue sobre uma folha de planta Local da entrega: Terreiro ou em um local calmo de grande pa


EXU Amalá: 7 velas vermelhas e preta, farofa de milho, com bastante pimenta e alho, feito com azeite de dendê; o recipiente pode ser, no caso dos exus, um alguidar de barro; bebida: marafo; charutos; se quiser, flores vermelhas. Local da entrega: Terreiro, na encruzilhada vazia e cemitério só se for na cruz grande ou no portão, mas o melhor para a energia é na mata, perto de galhos que se cruzem por exemplo ou locais mais fechadinhos da mata.


POMBA GIRA Amalá: Farofa, podendo ser adoçada se desejar, Vinho branco ou rose ou champagne, Cigarros, flores – rosas. Não use tacas, preserve a natureza. Local da entrega: Terreiro, na encruzilhada vazia e cemitério só se for na cruz grande ou no portão, mas o melhor para a energia é na mata, perto de galhos que se cruzem por exemplo ou locais mais fechadinhos da mata.


MARIA PADILHA DA ENCRUZILHADA Amalá: 7 morangos com mel em cima, 7 Bombons, 7 Velas vermelhas, champagne preferencialmente cor meio rosada, cigarros, rosa vermelha. Local da entrega: Terreiro ou uma encruzilhada, pode ser encruzilhada na mata.


EXU DO LODO Amalá: 7 velas pretas, 7 ou 14 pimentas, cachaça da mais barata e charuto barato. O recipiente pode ser um alguidar de barro ou feito de argila. Local da entrega: Terreiro, na mata em local meio úmido com barro, mas sem deixar o barro ir na entrega e se for no cemitério deve ser na cruz grande


OMOLU Amalá: 7 velas pretas, 7 velas vermelhas e 7 velas brancas, água em coité e pipoca. Pode ser feito um tapetinho com palha para por os elementos em cima. Local da entrega: Terreiro ou no cemitério na Cruz grande


NANÂ Amalá: 7 velas roxas, água e frutas como Melancia, Figos, Ameixas vermelhas, uvas Roxas; Local da entrega: Terreiro ou na mata na parte mais fechada ou ainda perto de pocos ou córregos com água parada porém limpa, só estando barrosa.


ERÊS Amalá: 7 velas brancas, rosas ou azuis. Balas, pedaço de bolos, pirulitos e doces de qualquer tipo. A bebida deve ser um refrigerante, de preferência guaraná. Pode colocar balões. Não coloque brinquedos: doe os brinquedos para crianças carentes. Local da entrega: Terreiro ou em um jardim ou um campo onde tenha flores e seja bem alegre.


BOIADEIRO Amalá: 7 velas amarelas. Arroz integral, virado de feijão preto, batata assada, rapadura, cocada, arroz mineiro sem carnes, arroz tropeiro sem carnes, podendo ser usada uma moganga para colocar a comida, cigarros, marafo, café com marafo ou batida de coco. *Para boiadeiras colocar cigarrilha e flores do campo. Local da entrega: Terreiro ou numa campina.


CIGANO Amalá: 7 velas de cera incolor ou amarela ou ainda uma de cera de abelhas, frutas como maçã, pêssego, uvas, morangos, podendo ser utilizadas também frutas secas. Arroz integral e batatas assadas pequenas e descascadas, coberto com canela e mel, flores coloridas, vinho tinto ou vinho branco. Cigarro ou cigarrilhas. Local da entrega: Terreiro ou em uma campina bem bonita.


MARINHEIRO Amalá: 7 velas brancas ou azuis, arroz branco ou batatas, pedaços de coco, cigarros, marafo ou rum. Se for marinheira pode por flor branca ou cravos. A comida pode ser entregue sobre uma folha de planta Local da entrega: Terreiro ou na beira da praia.


MENDIGOS Amalá: 7 Velas brancas, pães, água, marafo ou café e cigarros. A comida pode ser entregue sobre uma folha de planta Local da entrega: Terreiro ou em um local simples em rua vazia.


BAIANOS Amalá: 7 velas amarelas, cuscuz, batida de coco, cigarros de palha, cocadas A comida pode ser entregue sobre uma folha de planta Local da entrega: Terreiro ou na mata ou praia em local de alegria e beleza


MALANDROS (AS) – ZÉ PELINTRAS Amalá: 7 velas amarelas, comidinha de boteco como amendoim (coisas sem carne), cigarros, cerveja ou pinga. Pode ainda por pimentas ou farofa simples que você comeria. Para malandras acrescentar uma rosa ou flores campestres. A comida pode ser entregue em um alguidar simples. Local da entrega: Terreiro, trilho de trem, praia, mata ou rua sem movimento.


ORIENTE Amalá: 7 velas bancas, flores brancas, agua, pode ser colocado algodão ao redor. Frutas: melão, banana, pera e uvas verdes. Local da entrega: Terreiro ou local de natureza calma e tranquila, na mata ou ainda perto de um rio de agua fluente


Para ser aluno do Curso de Baralho Cigano é fácil, se inscreva por aqui: https://www.baralhociganobrasil.com.br/curso-de-baralho-cigano


Quer fazer um mini curso de umbanda grátis? clica aqui:

Para ser aluno do Curso de Baralho Cigano é fácil, se inscreva por aqui: https://www.baralhociganobrasil.com.br/curso-de-baralho-cigano

bottom of page