Como cultuar orixás
top of page
Buscar

Como cultuar orixás

Atualizado: 10 de ago. de 2021

Aqui eu trago como eu faço entrega aos orixás.

Amalá, oferenda é o mesmo que entrega, apenas mudando a forma que é chamado.

Lembrando que sempre faço com um propósito, seja agradecimento, pedido, fortalecimento da conexão com a energia do orixá.

Orixás e espíritos não comem, o que ocorre é o uso da energia da entrega feita.

Muito do que tem aqui tem como base a forma de atuação do terreiro do Pai Maneco, inclusive retirado do site deles, esse é o terreiro que faço parte, mas tem especificações minhas, afinal você está no meu site e portanto a forma como eu faço.


CULTUO 7 ORIXÁS COMO PRIMORDIAIS E COMO ORIXAS DE CABEÇA: Oxalá, Iemanjá, Oxóssi, Ogum, Xangô, Iansã e Oxum.


OMOLU E NANÂ CONSIDERO ORIXÁS QUE ATUAM NA ENERGIA DA QUIMBANDA.


Seguem algumas sugestões de elementos para entregas com propriedade e real resultado e fundamento. A intuição pode ser seguida caso desejem. Se faz parte de um terreiro que faz diferente, siga sua filosofia, essa é a minha.

Não uso carne vermelha ou branca, inclusive peixe e não utilizo sangue ou semelhantes.

Evitem deixar na natureza o que não é natural (isso inclui vela).

Na falta de velas da cor especificada, usem brancas.


OXALÁ

Amalá: 7 velas brancas, água mineral, canjica branca e flores brancas. Pode ser colocado mel e algodão se desejar. Frutas: Uva verde, pera e maçã verde, A canjica pode ser entregue em uma folha de planta ou coité, água.

Local da entrega: No terreiro ou em um campo bonito ou ainda na praia.

Ervas para banho de descarrego: Poejo, Camomila, Chapéu de Couro, Erva de Bicho, Cravo, Coentro, Gerânio Branco, Arruda, Erva Cidreira, Erva de S. João, Alecrim do Mato, Hortelã, Alevante, Erva de Oxalá (Boldo), Folhas de Girassol, Folhas de Bambu.


OGUM

Amalá: 7 velas vermelha e branca, cerveja branca ou água, charuto se desejar, amendoins e fruta como Manga espada, romã, melancia, goiaba, ameixa, maçã vermelha. As frutas podem ser entregues sobre uma folha de planta e a cerveja colocada na cascas de frutas ou coités.

Local da entrega: No terreiro ou em uma bonita campina.

Ervas para banho de descarrego: Aroeira, Pata de Vaca, Carqueja, Losna, Comigo Ninguém Pode, Folhas de Romã, Espada de S. Jorge, Flecha de Ogum, Cinco Folhas, Macaé, Folhas de Jurubeba.


IEMANJÁ

Amalá: 7 velas azuis, água, rosas brancas ou outro tipo de flor branca, manjar branco ou uvas verdes. As frutas e o manjar podem ser entregues sobre uma folha de planta.

Local da entrega: No terreiro ou na praia.

Ervas para banho de descarrego: Pata de Vaca, Folhas de Lágrima de N. Senhora, Erva Quaresma, Trevo e chapéu de couro, Alfazema.


IANSÃ

Amalá: 7 velas laranjas, água mineral, milho em espiga coberto com mel ou canjica amarela. Frutas e flores também podem compor o Amalá de Iansã. Frutas: tangerina, laranja, uva rosa, pitanga, cereja, romã, caqui, manga. A comida pode ser entregue em uma folha de planta.

Local da entrega: Terreiro ou em uma pedra perto de rios ou ainda em um bambuzal.

Ervas para banho de descarrego: Catinga de mulata, Cordão de frade, Gerânio cor- de-rosa ou vermelho, Açucena, Folhas de Rosa Branca, Erva de Santa Bárbara.


OXÓSSI

Amalá: 7 velas verdes ou verde e branca, Cerveja branca ou água, charuto se desejar. Frutas de todo tipo, assim como folhagens de todo tipo, aqui pode usar todas que desejar. A comida pode ser entregue sobre uma folha de plantas. Cascas de frutas podem ser utilizadas como coitês (maracujá, laranja, coco).

Local da entrega: No terreiro e ou na entrada da mata.

Ervas para banho de descarrego: Malva Rosa, Mil Folhas, Sete Sangrias, Folhas de Aroeira, Folhas de fava de Quebrante, Folhas de Samambaia, Folhas de Palmeira, Folhas de Laranjeira, Erva Cidreira, Folhas de Jurema, Folhas de Maracujá, Folhas de Palmito, Folhas de Abacateiro.


OXUM

Amalá: 7 velas amarelo claro, flores amarelas, água mineral e canjica amarela e melão. A comida pode ser entregue em uma folha de planta.

Local da entrega: Terreiro ou ao lado de uma cascata/cachoeira.

Ervas para banho de descarrego: Erva Cidreira, Gengibre, Camomila, Arnica, Trevo Azedo ou Grande, Chuva de Ouro, Manjericão, Erva Sta. Maria, Gengibre, Calêndula, Alfazema.


XANGÔ

Amalá: 7 velas marrons, charuto se desejar, cerveja preta, quiabo ou abacaxi. A comida pode ser entregue sobre uma folha de planta

Local da entrega: Terreiro ou na pedreira ou sobre uma pedra grande e bonita. No jardim dos Orixás não acender velas ou fazer entregas sobre os pés das imagens. Deve-se utilizar a área destinada para o Amalá ou o chão.

Ervas para banho de descarrego: Folhas de Limoeiro, Erva Moura, Erva Lírio, Folhas de Café, Folhas de Mangueira, Erva de Xangô, Alevante, Quebra-Pedra.


Quer aprender mais? Faz o Mini Curso de Umbanda Grátis:

Quer aprender mais ainda? Se inscreve no Curso de Baralho Cigano: https://www.baralhociganobrasil.com.br/curso-de-baralho-cigano

bottom of page