Lenormand
top of page
Buscar

Lenormand

O Taro Lenormand ou também chamado de Petit Lenormand, conhecido no Brasil como baralho cigano, é um baralho com 36 laminas, é mais atual, pois o tarot tradicional (de 78 cartas é do Séc XVIII).

A lenda Lenormand de Napoleão

A lenda é bem simples conta-se que Napoleão tinha uma ocultista particular que lhe dava conselhos e predições sobre o futuro. Essa ocultista era Marie Anne Lenormand, que usava o Tarô clássico de 78 cartas. Porém Napoleão se sentia frustrado com algumas cartas de significado muito universais e pouco pratico, como por exemplo: “Deve atacar tal lugar?”, e então cartas como Julgamento, Louco, Lua etc, remetia a significados que não eram tão incisivos em um “sim” ou “não”. Para sanar isso a Madame Lenormand criou o seu próprio baralho de Tarô, com 36 cartas e significados mais diretos e sem tanta profundidade para atender ao seu mais ilustre cliente. Algumas outras lendas mais simples colocam Marie Anne Lenormand como uma poderosa cartomante que teria sido a mãe de todos os ciganos (por isso talvez o nome “baralho cigano”).

A lenda mais racional

A pesquisadora Tali Goodwin divulgou os resultados de seu trabalho revelando que a primeira versão do baralho cigano, foi criada na Alemanha com o nome de “Das Spiel der Hoffnung” (Jogo da Esperança), em 1799, contrariando e derrubando as teorias vigentes que se fundamentam somente em especulações sem haver qualquer evidência histórica que as sustentem e que, mesmo assim, são espalhadas aos quatro ventos como fatos.

Seu criador foi Johann Kaspar Hechtel (1771–1799), dono de fábrica de artigos de bronze, escritor e criados de jogos de salão, que criou o baralho como um jogo de tabuleiro portátil para entretenimento das pessoas. Assim, o primeiro baralho cigano seria um jogo de tabuleiro em forma de baralho, ao estilo do conhecido Ludo, Jogo da vida e etc. A ideia do jogo seria: Quem chegar primeiro na carta da âncora, nº 35, é o vencedor. A âncora é o símbolo da esperança e também traz esse significado no baralho divinatório. No percurso do jogo algumas cartas podem lhe prender, eliminar, fazer avançar, retroceder, etc. E a partir disso foi usado para a cartomancia.

Na internet encontra-se a informação de uma nota sobre ele foi publicada no livro “Humoristische Blätter für Kopf und Herz” (Bieling-1799) no ano de seu lançamento: Hechtel, J. K. — Das Spiel der Hoffnung, eine angenehme Gesellschaftsunterhaltung mit 36 neuen illumirten Figurenkarten, franz und deutsch (Le Jeu de l’Esperance, accompagné d’un nouveau jeu de cartes à figures) — Bieling, c. 1799), O Jogo da Esperança, acompanhado de um novo jogo de 36 cartas ilustradas.

Segundo esse livro a proposta do Jogo da Esperança era lúdica e pedagógica.Um exemplar do baralho encontra-se no Museu Britânico, em Londres e foi fotografado por Tali Tali Goodwin e reeditado sob supervisão do artista Ciro Marchetti, criador do Guilded Tarot, Legacy Tarot e Tarot of Dreams numa edição limitada de 250 exemplares.

O baralho só passou a ser chamado “Petit Lenormand” (Pequeno Lenormand) numa reedição que aconteceu após a morte de Lenormand, na segunda metade do século XIX. Nesse momento, vários outros baralhos foram associados ao seu nome como estratégia de marketing.

A Lenda do Povo Cigano

Eu acredito que possa ter sido criado como um jogo inicialmente e isso possa ter inspirado a Madame Lenormand. Porém vejo a história como ela na verdade ao se aproximar do Povo Cigano por se apaixonar por um cigano específico viu no Povo Cigano a dificuldade de obter o tarô tradicional por ser caro e exclusivo da nobreza. Fez então seu deck próprio baseado em seu conhecimento do tarô antigo e passado por gerações e disponibilizou para uso deles.

Acredito sim que atendia Napoleão e muitos outros nobres e que tinha muito poder e influência por ser considerada uma ocultista de renome. E aqui tem-se um baralho também disponibilizado no museu francês.

Qual história você acreditará? É uma escolha só sua!

Agora a consulta não tem o que ter dúvidas. Me chame no whatsapp 41996554152

Taróloga Nathalia Andrade



bottom of page