O que é Ayahuasca?
top of page
Buscar

O que é Ayahuasca?

Ayahuasca é um líquido de cor marrom escura obtido a partir de duas plantas: do Cipó de Mariri e as folhas da Chacrona, ambas originárias da floresta amazônica. Ou seja, é um chá enteógeno tipicamente brasileiro.

O termo enteógeno significa que altera a consciência de quem o ingere.

A Ayahuasca é legalizada e regulamentada no Brasil sendo autorizada para uso religioso.

A ideia ao ingerir o chá é para entrar em meditação profunda. Porém as reações podem variar de organismo para organismo.

É bastante usada pelos indígenas em rituais específicos do seu povo.

É importante deixar claro que não é recomendado usar sozinho ou de forma sem orientação, sempre fazer uso em local sério com conhecimento e princípios decentes, com um líder de confiança para todo o processo pois ele saberá como lidar com cada situação decorrente do uso.

O chá pode ter efeito de até 10 horas dependendo da pessoa, mas costuma durar de 3 à 4 horas (uma dose).

Atuará no sistema nervoso e pode causar efeitos colaterais por isso costuma-se assinar um termo de responsabilidade e aceitação nos locais que utilizam o chá.

A palavra Ayahuasca tem origem indígena, e pode ser traduzida como "Vinho dos mortos".

É utilizada há milênios por índios da América do Sul e atualmente mais popularmente pelo Santo Daime, céu da Maria, Porta do Sol, União do Vegetal, grupos Xamânicos e meditativos.

A liberação impõe algumas regras e uma delas é na utilização sem uso de drogas e álcool em conjunto.

Alguns efeitos colaterais que podem ocorrer:

Náusea e diarreia - Muito comuns

Alteração da pressão sanguínea, taquicardia e tontura - Muito comuns

Dor no peito e convulsões - Pouco comuns

Hipertensão - pouco comuns

Assim como acontece com o uso de drogas, a reação em cada indivíduo e e as suas sensações não podem ser previstas, tem pessoas que têm medos, ansiedades, paranoias e outros possam por experiências tidas como transcendentais e místicas.

Pessoas tomando algum remédios e dependentes químicos costumam ter recomendações específicaspara o uso.

Com base nisso, fica o alerta de tomar apenas em local seguro, recomendado e com o conhecimento anterior de como pode ocorrer o processo.

O chá de ayahuasca não é comprovadamente viciante, mas tem estudiosos que acham que psicologicamente pode existir dependência.

Os efeitos começam cerca de 15 minutos após a ingestão. As ondas cerebrais elevam-se e depois existe um relaxamento.

Em vários rituais usam-se músicas e orações que contribuem na meditação e intensificam também a lucidez mental, processos criativo, recordações, visões e experiências.

Quando ocorre essa atuação do chá fala-se que está ENTRANDO NA FORÇA.

Pode existir a chamada limpeza que seriam vômito, diarreias ou choro.

Algumas pessoas passam por experiências fantásticas e transformadoras em suas vidas, como é o meu caso, porém outras não vivenciam nenhuma experiência.

Como o chá é um expansor de consciência, que tem a ideia de facilitar o autoconhecimento, aprimoramento, aprendizados, internalização e gnoses, é uma escolha de cada um usar ou não, assim como aproveitar ou não os resultados da sua utilização.


No meu canal tem mais sobre Ayahuasca, inclusive minhas experiência, entra lá: https://www.youtube.com/user/Nathaliamendesandrad?sub_confirmation=1


Atendimento de Baralho Cigano e Tarot online - Taróloga Nathalia Andrade 41 -996554152

Baralho Cigano Brasil www.baralhociganobrasil.com.br



bottom of page